19 de junho de 2014

FRIDA KAHLO, SEJA BEM VINDA ÀS SALAS DE AULA

“Nunca pintei sonhos, pintava minha própria realidade” Frida Kahlo

Levar os alunos à conhecerem Frida Kahlo é ampliar o capital cultural dos pequenos, que estão sedentos de conhecimentos, além de aguçar a criatividade que está em ebulição. E a nós, educadores, cabe facilitar essa caminhada por novos mundos.
Para contribuir temos o livro "Frida" onde Jonah Winter consegue trazer, da forma mais sensível do mundo, um romantismo e uma doçura que, quando lançamos o olhar pela primeira vez para vida e obra de Frida Kahlo, não conseguimos perceber. O sofrimento presente na vida da pintora torna-se beleza e criatividade a cada página. O livro é fascinante! Não só pelo enredo, mas também pelas belíssimas ilustrações de Ana Juan. A ilustradora dá a cor que a infância de Frida merece, pois retrata com fidelidade o clima mexicano, além de buscar inserir a todo momento elementos das obras da artista no livro.
E  aos que acham que o livro não seria adequado para crianças pequenas digo que quando vi pela primeira vez não exitei em comprar, só por ser da Frida. Ao chegar em casa, ou melhor, antes de chegar já entreguei para minha filha de 2 anos que amou as ilustrações e após ouvir a história não largou mais o livro. Também não posso deixar de dizer que já levei o livro para sala de aula, para educação infantil de 3-4 anos e foi um sucesso. O objetivo foi trabalhar a identidade dos alunos, que eles se percebesse e percebessem o outro, onde eles pudessem também consolidar seu esquema corporal através do autorretrato. E foi um sucesso só que compartilho com vocês aqui.

Trocas de experiências
Livro: Frida
Autor: Jonah Winter
Ilustração: Ana Juan
Editora: Cosanayf

O ponto de partida foi contar a história do livro "Frida" permitindo a todos explorarem os detalhes que a ilustração do livro nos oferece. Em seguida representamos uma Frida Khalo para nos acompanhar em sala de aula, em que um aluno deitou-se no papel pardo para que pudéssemos fazer o molde corporal, após colocamos uma foto da Frida Kahlo no rosto e enfeitamos a pintora com roupas bem coloridas. A imagem foi colocada na parede da sala para, enquanto estivéssemos abordando o tema, a Frida estaria ali, nos acompanhando e nos inspirando.
Outra atividade que desenvolvi com a turma, para aproximá-los da pintora, foi trazer suas obras de arte para sala de aula. Assim eles puderam manusear as pinturas e se sentirem mais perto dela, depois de muitas observações e conversas ficaram todos expostas na sala enquanto o tema permeava as aulas. O interessante em trazer as obras dela foi partir para as características que os alunos observaram e lógico que todos perceberam a sobrancelhas da pintora e esse foi o ponto principal para que eu pudesse entregar uma obra da artista para os alunos e pedir que eles colocassem o que estava faltando e pintasse bem bonito, no caso retirei as sobrancelhas. Seguindo as atividades, vesti as meninas de Frida, com sobrancelhas bem marcadas, fazer a mesma sobrancelhas nos meninos e fotografá-los após o seguinte questionamento “Se a Frida Khalo tivesse irmão como seria a sua sobrancelha?” é super interessante, pois eles começam a perceber que têm traços dos parentes.

Alunos colocando a parte que retirei da obra da Frida Kalho: sobrancelhas

                                                                          Aluna vestida de Frida Kahlo

Em seguida dessa atividade parti para que eles brincassem de espelho, um de frente para o outro, primeiramente observando o outro e vendo os detalhes do rosto, depois a proposta foi imitar o que o outro fazia. Assim eles tiveram a atenção e a percepção aguçadas para que pudéssemos partir para a atividade com o espelho de verdade, em que pedi aos alunos que se observassem bem e me dissessem o que estavam vendo, além de se tocarem. Foi interessante que essa parte foi individual e pude perceber o que cada um absorveu para prosseguir com as atividades. Para me dar apoio nessa parte do projeto usei um outro livro “Espelho”, antes de iniciar a brincadeira e a atividade com espelho.

Livro: Espelho
História e Ilustração: Suzy Lee
Editora: Casacnayf

Após essa exploração total da própria imagem passamos para os autorretratos direcionados e livres. Primeiramente com papel espelhado para que eles pudessem se retratar e se ver ao mesmo tempo. O trabalho terminou com um belo mural com as fotos e os desenhos deles se autorretratando, um lindo “caretródomo”, como nomeamos nossa culminância que começou lá na história da Frida Kahlo e findou com a imagem de cada um dos alunos. Vale ressaltar que todas as atividades foram regadas de muita música mexicana para o clima ficar completíssimo.

Autorretrato no papel ofício com lápis de cor e no papel espelhado com caneta permanente.


 Foto para o "Caretródomo" e o trabalho de autoconhecimento no espelho.

Para quem quiser ampliar o trabalho, o meu durou quase duas semanas, tem as belas caveiras mexicanas para trazer um pouco mais da cultura do país, e não pense que os pequenos não vão gostar. Para aproximar deles tem a música do grupo Palavra Cantada “Vem Brincar Com a Gente” e a brincadeira popular “Tumbalacatumba”. Outra é partir para atividades 3D, fazendo esculturas para representar os bichinhos que povoaram a infância de Frida, vale desde rolo de papel higiênico a argila ou, porque não, bichinhos de pano. Até mesmo, levar os alunos, a trabalharem o corpo regado com dança mexicana é uma boa pedida. Deixe sua imaginação voar nas cores da Frida e faça seus alunos se deliciarem com o que há de melhor nas pinturas dela, a força e a intensidade.

Páginas do livro "Frida".




Um comentário:

  1. OLÁ. Gostaria de saber se vc tem em pdf este livro da Frida.. Estou trabalhando um projeto com meus alunos e queria muito. bjs

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