3 de setembro de 2016

VERMELHO por Maria Tereza e Andrés Sandoval

Livro: Vermelho
Escritora: Maria Tereza
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: Editora 34

Um livro que fala de infância e o que a ela é inerente: o brincar, o brincar de lama, o brincar fantasiando, simplesmente O BRINCAR. O livre brincar do livro, que nada mais é do que memória da infância da autora, traz um quintal grandioso o suficiente para caber quantos bolos de terra vermelha a menina de 8 anos desejar. Entre desejos e brincadeiras, o que a menina mais queria era um bolo de aniversário, tão vermelho quanto os bolos de terra que ela fazia... Bem, a mãe que sempre observou o brincar da menina, com toda a sensibilidade do mundo tratou de oferecer para a filha o vermelho tão desejado para alegra o dia do seu aniversário. A grandiosidade da história é que o vermelho não estava no bolo!


A história é incontestavelmente linda!!! As memórias da escritora pinceladas nessa obra são presentes para os leitores, tanto pequenos como grandes. Os responsáveis e educadores que lerão com e para as crianças terão o prazer de (re)encontrar aquela criança que um dia foi (Eu fazia bolos terra e brinquei em quintais). O melhor de tudo é que o livro, no final, mostra as diferentes formas que há no estado de felicidade. Acho bom parar por aqui, pois estou me segurando para não contar o final. Super recomendo, principalmente para os dias de hoje, no qual tanto tem se debatido o brincar.

 

Sobre a autora e o ilustrador

Andrés Sandoval eu já conheço de outros carnavais e desde a primeira vez que vi um livro ilustrado por ele (Amazonas) venho a caça de outros livros do ilustrador. Se encontro compro e pronto, simplesmente porque é divino e maravilhoso ler um livro com tamanha beleza nas ilustrações  (já tenho Água Sim!Poemas de Iara e O Mundo de Cabeça para Baixo). Ele já está entre meus ilustradores favoritos! Nesse livro Sandoval utiliza guache sobre papel vermelho que vem coroar o livro escrito pela divina poeta Maria Tereza Moreira de Jesus. O texto para essa obra prima infantil foi adaptado do poema Presente de Mãe que está em seu livro Negrices em Flor. Livro também belíssimo escrito e ilustrado por Maria Tereza que nos deixou maravilhas mesmo tento virado estrela (melhor, isso ela sempre foi) nas vésperas de completar 36 anos. Cheguei até MariaTereza - poeta, compositora, atriz, mulher negra e intelectual - na minha busca por livros infantis escritos por mulheres negras e encontrá-la foi um presente nas minhas buscas.


 

 Entre no link para baixar o livro Negrices em Flor de Maria Tereza pela Edições Toró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário